Polícia Federal prende braço direito de Fernandinho Beira-Mar no Ceará

Luiz Fernando da Costa, conhecido como “Fernandinho Beira-Mar”.

A Polícia Federal cumpre mandados de prisão no Ceará e outros cinco estados, além do Distrito Federal, contra a quadrilha de Luiz Fernando da Costa, conhecido como “Fernandinho Beira-Mar“. Braço-direito do traficante foi preso no Vicente Pinzón, em Fortaleza, e levado à carceragem da Superintendência da PF no Ceará.

Os policiais cumprem 35 mandados de prisão na operação batizada de “Epístolas” – 22 prisões preventivas, 13 temporárias- , além de 27 mandados de condução coercitiva e 86 de busca e apreensão no Rio de Janeiro, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Ceará e Distrito Federal.

A Polícia Federal do Ceará deu cumprimento a quatro mandados de buscaexpdidos pela 3ª Vara Federal de Rondônia, durante a manhã. Dois foram cumpridos no Centro, e outros dois nos bairros Meireles e Vicente Pinzón, onde o alvo foi preso. Os endereços são de residências e ponto comercial do alvo no Estado, braço-direito de Fernandinho Beira-Mar, que não teve o nome divulgado.

Essa ação no Ceará contou com a participação de 22 policiais, e a prisão do investigado ocorreu por volta das 6h30min. O homem apontado como ‘braço-direito”, de acordo com a PF, não tem relação de parentesco com Fernandinho Beira-Mar.

A investigação começou há pouco mais de um ano quando a PF descobriu que o traficante continuava a liderar quadrilha, mesmo recolhido no presídio federal de Porto Velho, por meio de mensagens escrita em papel. Um bilhete picotado foi encontrado em uma marmita por agentes federais.

A Perícia constatou que o bilhete foi redigido pelo criminoso e trazia ordens a integrantes da quadrilha que estavam em liberdade. Ao longo das investigações, foram apreendidos 50 bilhetes endereçados ao preso. Por esse motivo, a operação se chama Epístolas, nome dado a textos enviados em forma de carta.

As investigações apontam que a quadrilha movimenta R$ 1 milhão por mês e utilizava principalmente casas de show e bares para lavagem de dinheiro, além de aquisições de imóveis e reformas.

Os presos preventivamente serão transferidos para o estado de Rondônia, e Beira-Mar deve ser transferido da Penitenciária Federal de Porto Velho.

Em 2015, Fernandinho foi condenado a 120 anos de prisão por liderar guerra de facções ocorrida em 2002 no presídio de segurança máxima Bangu 1, no Complexo Penitenciário de Gericinó, no Rio. Ele acumula 15 condenações que somam mais de 300 anos. (do O Povo On-Line)


Compartilha:

Veja Mais