“Não vamos ter a segunda onda”, diz secretário de saúde do Ceará

Dr. Cabeto, secretário de saúde do Ceará.

Com a baixa significativa do número de casos e óbitos por COVID-19 nas últimas semanas, o titular da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Dr. Cabeto, acredita que o Ceará está perto de alcançar um quadro “adequado” da chamada “imunidade de rebanho”.

“A minha impressão global é que nós temos uma imunidade de rebanho perto do que é adequado, e uma população que provavelmente vai ter pequenos aumentos ou pequenos surtos, mas nós não vamos ter a segunda onda como estava se achando anteriormente”, frisou.

Segundo o secretário, ainda haverá “pequenos surtos” no Estado. No entanto, ainda de acordo com a avaliação da autoridade da política de saúde do Ceará, uma segunda onda violenta, com picos exponenciais, não irá ocorrer.

As declarações de Cabeto foram dadas nesta terça-feira durante transmissão realizada pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Ceará (Sindessec) no seminário on-line “O Futuro da Saúde”.

A avaliação otimista do secretário ganhou grande repercussão. Afinal, a declaração da fonte oficial gera tranquilidade e aumenta a possibilidade de uma retomada mais rápida de diversas atividades econômicas que ainda estão restritas, como o setor de eventos e as aulas presenciais.

Segundo a plataforma IntegraSUS, que atualiza as informações relacionadas à pandemia no Ceará, ocorreram apenas sete mortes nas últimas 24 horas. Informa ainda que a taxa de ocupação das UTIs cearenses é de 58,92% e a de enfermarias não chega a 35% (34,47%). (Via Focus.Jor)


Compartilha:

Veja Mais