Mulheres se destacam nas forças da segurança pública do Ceará

Sheyla Sousa de Albuquerque.

Na semana do Dia Internacional da Mulher, comemorado na próxima quinta-feira – 8 de março, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) preparou uma série de vídeos que contam um pouco da trajetória de mulheres que escolheram a segurança pública como ofício.

As Polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE), a Perícia Forense (Pefoce) e a Academia de Segurança Pública (Aesp) escolheram uma representante, dentro dos seus respectivos quadros de pessoal, para mostrar a força, garra e determinação feminina. Os vídeos serão exibidos nas redes sociais da SSPDS e de suas vinculadas. Até a próxima sexta-feira (9), diariamente, haverá uma nova história.

O objetivo da campanha é mostrar que um dos segmentos profissionais no qual o poder feminino tem se consolidado é a Segurança Pública. Policiais, bombeiras e peritas desempenham suas funções com coragem, sem abrir mão da família ou do espírito materno. A inteligência, emoção, lógica, intuição, firmeza e sensibilidade são características inerentes a essas servidoras.

Mulheres se destacam nas forças da segurança pública do Ceará.

O vídeo desta segunda-feira (05), que iniciou as homenagens ao Dia da Mulher, é sobre a cabo do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Sheyla Sousa de Albuquerque, que, na semana passada, tornou-se a primeira bombeira militar a ingressar na Força Nacional de Segurança Pública (FNSP). Solteira e vaidosa, a militar disse que não tem dificuldades em conviver em ambiente tipicamente masculino. O desejo de usar a farda vermelha veio desde criança, quando observava seu pai, o subtenente Albuquerque, saindo de casa para combater o fogo e salvar vidas.

Formada em Serviço Social e Direito, Sheyla ingressou na Corporação em 2009, sendo lotada inicialmente na Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, onde era assessora técnica do Núcleo de Ação Comunitária. Posteriormente, a militar trabalhou em unidades de salvamento e resgate a pessoas vítimas de incêndio. No campo operacional, a bombeira atuou em inúmeras ações, sempre disposta a ajudar e salvar pessoas. “Vidas alheias e riquezas salvar, esse é o nosso lema. Eu carrego essa afirmação comigo onde eu for”, frisou.

Sempre interessada em novos desafios, a cabo decidiu ingressar na Força Nacional. Praticante de vários esportes, tendo inclusive concluído a prova do Ironman, a bombeira iniciou os treinamentos para o Teste de Aptidão Física (TAF), quando teve que concorrer com outros dez bombeiros militares. “Sempre gostei de praticar corrida, natação, ciclismo, rapel, stand-up e trilha. Isso me ajudou a ser aprovada para a Força Nacional”, ressalta.

A militar encoraja todas as mulheres que têm vontade de ser bombeiras. “Acreditem no seu sonho e no seu potencial”, ressalta. Sheyla ainda tem muitos projetos para realizar e vários sonhos para correr atrás.

“Sonho? Tem um monte ainda! Quero me especializar cada vez mais na área de BM. Casar, ter filhos, viajar muito, aprender a surfar, tocar vilão, entre outras coisas”, disse. Para essa super mulher não existe a palavra “parar”, sempre está se renovando e buscando novos horizontes.

“Sabe uma mulher que tem espírito de criança e é ligada no 220 volts? Muito prazer, sou eu! Nem sei se isso é bom, mas aprendi que quando a gente rala o joelho, é só limpar e seguir. Que nem criança! Porque tudo na vida tem um lado bom e edificante. Só ter fé em Deus que a vida flui”, finaliza Sheyla.


Compartilha:

Veja Mais