Ministério Público diz que torcidas organizadas no Ceará são grave ameaça ao bem-estar social e pede que sejam extintas

Ministério Público diz que torcidas organizadas no Ceará são grave ameaça ao bem-estar social e pede que sejam extintas

Confira nota do Ministério Público pedindo extinção das torcidas organizadas no Ceará e qualificando-as como grave ameaça ao bem-estar social.

NOTA:

O Ministério Público do Estado do Ceará lamenta as últimas mortes ocorridas em Fortaleza, e a sequência de assassinatos que vitimou sete jovens na noite desta sexta-feira (09/03), no bairro Benfica. A maioria das vítimas era supostamente ligada a torcidas organizadas de times do futebol cearense.

Diante de mais essa tragédia, o Ministério Público do Ceará cobra a imediata extinção das atividades da Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF), da Torcida Organizada Jovem Garra Tricolor (JGT), e da Associação Torcida Organizada Cearamor. Os membros dessas entidades são, frequentemente, associados a práticas criminosas envolvendo atos de vandalismo, violência física e assassinatos, gerando grande temor à sociedade.

As ações do Ministério Público do Estado no sentido de coibir as práticas criminosas de torcedores ligados a essas organizações não são de hoje. Em 23/04/2013, o MPCE, por intermédio do Núcleo do Desporto e da Defesa do Torcedor (NUDTOR), peticionou, em ação civil pública (ACP), a imediata extinção das atividades das torcidas organizadas bem como o ingresso de seus integrantes nos estádios com objetos identificadores das torcidas.

No dia 01-06-2016, a ACP (Proc. nº 0157143-56.2013.8.06.0001) foi acolhida pela juíza da 36ª Vara Cível, Antônia Dilce Rodrigues Feijão, que dissolveu compulsoriamente as atividades da Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF), da Torcida Organizada Jovem Garra Tricolor (JGT), e da Associação Torcida Organizada Cearamor. A decisão também proibiu o ingresso nos estádios de futebol dos integrantes, associados e simpatizantes das torcidas organizadas com objetos indicadores das respectivas associações, como camisas, camisetas, faixas, bandeiras e mastros, sob pena de multa no valor de R$ 1.000,00 para cada descumprimento. Além disso, proibiu o ingresso de instrumentos musicais e de percussão nos estádios.

Nesse momento, o processo está em grau de recurso na segunda instância aguardando julgamento do Tribunal de Justiça do Ceará, cujo recurso de apelo está sob a responsabilidade da Desembargadora Relatora Drª Lira Ramos de Oliveira, integrante da 3ª Câmara de Direito Privado.

Embora não se tenha ainda prova de qualquer relação das torcidas organizadas com os últimos assassinatos registrados em nossa capital, o Ministério Público do Ceará cobra agilidade na tramitação desse caso e a extinção em definitivo das atividades das torcidas organizadas que só estimulam a desavença, retaliações e práticas de crimes entre seus associados, configurando uma grave ameaça ao bem-estar social.

TUF NEGA QUE ATAQUE TENHA SIDO CAUSADO POR RIVALIDADE:

Confira, na íntegra, a nota oficial publicada pela TUF:

Caros(as) amigos(as),

É com imenso pesar que publicamos através desta nota essa amarga notícia, um dos momentos mais cruéis e difícieis dos últimos tempos para nossa instituição.

Outra vez acordamos com a chocante notícia de mais uma chacina que aterroriza nossa cidade,vitimando 4 componentes de nossa torcida.

Seus legados, companheirismo e suas ações em prol Leões da TUF jamais serão esquecidas!

Descansem em paz junto de Deus Adenilton(Mascote), Júnior Bandeira(Juninho), Pedro Neto e Vitor(Vitinho).

No peito de cada TUF seus corações permanecerão batendo no ritmo das arquibancadas, as balas que tiraram a suas vidas jamais calaram toda nação que defende nosso nome.

Nosso muito obrigado por tudo!

>>> REPÚDIO <<<

Logo após os acontecimentos que culminaram na morte de nossos membros, circulou através de reportagens expostas pela mídia cearense que uma das linhas de investigação seria uma possível richa entre torcidas organizadas de Fortaleza / Ceará.

Através desta publicação, afirmamos que o fato ocorrido não possui vínculo algum com possível rivalidade entre as torcidas organizadas da capital.

Nos provocou uma sensação de insulto por parte da mídia notícia tal fato, além das declarações do Secretário de Segurança Pública que para maquiar seu péssimo trabalho se pronuncia noticiando confronto entre torcidas.

Secretário, exigimos investigações apuradas sobre esse caso, não seja omisso e não tente desviar os fatos, a cidade está tomada pela impunidade e também pelo medo, o que ocorreu foi sim uma chacina, onde foram vitimadas pessoas que não possuíam envolvimento com o crime organizado.

Seu posicionamento foi totalmente irresponsável, assuma sua função pois através dos impostos pagos por nós é que você recebe seu salário, pois como servidor público deve sim satisfações a sociedade, não se acovarde e transfira para nós a culpa da violência que está apavorando o cidadão de bem.

Famílias choram a perca de seus entes queridos, enquanto isso a violência continua crescendo assustadoramente e as autoridades se mantém imóveis.

Somos Torcedores! Não somos bandidos e merecemos segurança!

As arquibancadas choram e a cidade segue banhada em sangue.

JUSTIÇA JÁ!

Agradecemos o apoio e as prestações de solidariedade por meio de nossos rivais da Torcida Organizada Cearamor, e Movimento Organizado Força Independente.

Além de nossos co-irmaõs e nossos amigos espalhados por vários estados do Brasil, que ao contrário das autoridades competentes, prestaram solidariedade nesse momento tão difícil.

#LUTO

#JUSTIÇA

#PAZ

Atenciosamente,

Diretoria.


Compartilha:

Veja Mais