Instituições públicas anunciam maior integração dos órgãos de inteligência para combater o crime organizado no Ceará

Durante entrevista coletiva realizada no final da tarde de segunda-feira (08/05), representantes do Ministério Público Estadual, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Justiça, Poder Judiciário, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal anunciaram os esforços das instituições na integração dos órgãos de inteligência para o combate às organizações criminosas.

A coletiva precedeu a terceira reunião mensal das instituições em torno da segurança pública do Estado do Ceará. O secretário de Segurança Pública, André Costa, destacou a necessidade de discutir o combate à criminalidade com outros órgãos, entendendo que para tratar de segurança pública é necessário dialogar de forma permanente com todos os atores envolvidos no tema.

Na oportunidade, o procurador-geral de Justiça, Plácido Rios, reconheceu o avanço das organizações criminosas, não só no Estado Ceará mas em todo o Brasil, fato que exige atuação intensa e integrada das instituições. “Esse trabalho já fez com que evitássemos assassinatos no Ceará além de muitos outros delitos, conseguindo nos antecipar a muitos acontecimentos graças ao trabalho de inteligência”, destacou Plácido Rios.

A secretária de Justiça, Socorro França, destacou que a pasta está focando sua atuação na construção de novas unidades prisionais e em medidas alternativas na tentativa de humanizar o sistema prisional. “Trabalhar o preso que está desanimado é muito difícil. É preciso muito trabalho, assistência de saúde e assistência educacional para recuperar e ressocializar os internos”, destacou.

O superintendente da Polícia Federal, Delano Cerqueira Bunn, destacou que a inteligência da PF monitora as organizações criminosas que atuam nos presídios, compartilhando informações em tempo real com a Secretaria de Segurança e o Ministério Público. O superintendente da Polícia Rodoviária Federal do Ceará, Stênio Pires, destacou a importância nessa troca de informações, fato que vem contribuindo em diversas ações conjuntas em todo o Estado.

Também esteve presente na coletiva o desembargador Teodoro Silva, representando o Tribunal de Justiça do Ceará. Ele também ressaltou a importância da união das instituições no combate à criminalidade. “Lamentavelmente o crime organizado está nos presídios e não temos como desarticulá-lo sem o compartilhamento de informações”, destacou.


Compartilha:

Veja Mais