Entre abril e maio, número de infectados por coronavírus no Ceará pode chegar a 10 mil, diz secretário

Entre abril e maio, número de infectados por coronavírus no Ceará pode chegar a 10 mil, diz secretário.

O Ceará pode registrar até 10 mil casos de pacientes com o novo coronavírus entre os meses de abril e maio, quando é esperado o pico de Covid-19. A afirmação é do secretário da Saúde do Ceará (Sesa), Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), em entrevista ao Sistema Verdes Mares (SVM) realizada nesta terça-feira (17).

“É difícil você especular. Pois esse vírus tem uma característica diferente. Em geral, temos 100 mil casos de gripe no Estado do Ceará por ano. Se a gente acreditar que vamos ter 10% de coronavírus, a gente vai estar falando de 10 mil casos. É uma expectativa, apenas. É preciso está preparado para um cenário pior para que a gente possa receber principalmente os doentes graves”, afirmou.

Cabeto reforçou que é importante a população saber se faz parte do grupo de risco. Isso implica “saber se tem doença autoimune, se você tem doença que reduz a sua imunidade, se você tem mais de 80 anos de idade, se você tem mais de 60 anos. Se tem essas doenças, você deve ficar mais atento”, alerta.

O secretário destacou ainda que irá conversar com prefeitos de cidades cearenses sobre o aproveitamento da capacidade ociosa nos hospitais polos, estruturando os equipamentos. “Esses hospitais polos podem colaborar com esse momento de crise”, afirma. (Via Diário do Nordeste)


Compartilha:

Veja Mais