Danilo Forte deve perder comando do PSB no Ceará para Odorico Monteiro, novo filiado à sigla

Pouco mais de um ano após trocar o PT pelo PROS, o deputado federal Odorico Monteiro terá, a partir das 16 horas desta terça-feira, um novo endereço partidário: o PSB. A sigla, com 35 deputados federais, está dividida e, no último final de semana, rompeu com o Governo Michel Temer. A divisão deixou mais de 15 parlamentares aliados ao Palácio do Planalto, entre eles Danilo Forte. Os demais farão oposição ao Governo Temer.

Deputado em primeiro mandato, Odorico saiu do PT e buscava um partido com uma linha ideológica que o garantisse mais conforto no desempenho da atividade parlamentar. O deputado federal José Airton recebeu  convite para se transferir para o PSB, mas decidiu permanecer no PT uma vez que a direção nacional não o entregou a carta de anuência para a troca de partido. Sem esse documento, o PT entraria na Justiça para tomar o mandato de José Airton.

Antes de ingressar nos quadros do PSB, teve rápida passagem pelo PROS onde não encontrou a sintonia das suas ideias com o programa da sigla. O conforto, em sua avaliação, virá com o PSB uma vez que a agremiação entra como oposição ao Governo Federal. No Ceará, Odorico é aliado do governador Camilo Santana (PT) e do prefeito Roberto Cláudio (PDT).

O PSB tem atualmente o deputado federal Danilo Forte como representante do Ceará em Brasília. Agora, a sigla ficará com dois parlamentares. Danilo perdeu o comando regional da sigla por discordar da orientação nacional para os  deputados federais do PSB derrubarem as mudanças na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) – a chamada reforma trabalhista do Governo Federal.

Ao que tudo indica, Odorico herdará a Executiva Regional do PSB e abrirá caminhos para o partido ampliar a sua bancada na Assembleia Legislativa. O PSB, sob a orientação de Odorico, terá sintonia com os Governos de Camilo Santana e Roberto Cláudio. Dois deputados estaduais – Audic Mota e Agenor Neto, poderão ter como endereço o PSB. Ambos estão insatisfeitos no PMDB.

EM QUIXADÁ

Resta saber como a mudança afetará o cenário em Quixadá. O PSB quixadaense é da base de oposição ao governo municipal do PT, tendo o vereador Raimundo Damasceno como seu representante no legislativo local. O PSB apoiou a candidatura do peemedebista Ricardo Silveira em 2016, em oposição a Ilário Marques, atual prefeito que, por sua vez, contou com o apoio de Odorico. Como os mandatos pertencem aos partidos, a continuidade da postura de oposição do PSB ao PT quixadaense dependerá, é claro, do posicionamento da sua executiva. No cenário político nacional, Odorico e Ilário são aliados.

NOTA DE DANILO FORTE

Sobre este assunto, o Deputado Danilo Forte emitiu a seguinte nota:

1 – Não fui comunicado pela presidência nacional do PSB acerca de acertos com o deputado federal Odorico Monteiro, considerando este movimento desconfortável, agravado pela ausência de diálogo entre o presidente do partido e seus integrantes;

2 – Quando a mim foi confiada a missão de presidir o partido no Ceará, procurei pessoalmente, antes de assumir, os ex-dirigentes Roberto Pessoa, Eliane e Sérgio Novais no sentido de, a partir daquele momento, reconstruirmos juntos o fortalecimento da nossa sigla no Estado;

3 – Com total convicção e coragem ingressei no PSB em 11 de setembro de 2015, período não previsto para troca de legendas (sem janelas), assumindo o risco de perda do mandato, mas o fiz na firme certeza de defender as bandeiras do partido e por identificação com a trajetória histórica da legenda;

4 – Defendi e seguirei propondo que o Brasil precisa ser levado a sério, e que jamais retomaremos o caminho do crescimento, econômico e social, sem passarmos por profundas reformas (política, trabalhista, previdenciária e tributária). Espero que os partidos políticos atuem com amadurecimento diante desta pauta para salvarmos o País;

5 – Estou à disposição do Partido Socialista Brasileiro para dialogar e lutar pelas mudanças necessárias. Espero que o PSB caminhe com seriedade e serenidade neste processo que já dá sinais de recuperação do quadro de dificuldades, impostas pelo governo anterior, ao Brasil.


Compartilha:

Veja Mais