Circulação de ônibus entre cidades do CE será autorizada a partir do dia 10; especialistas criticam decisão

Circulação de ônibus entre cidades do CE será autorizada a partir do dia 10; especialistas criticam decisão.

Os números gerais podem apontar para uma melhora no cenário da Covid-19 no Ceará, mas, se observados sob uma lupa territorial, mostram que o avanço da doença não cessou. A taxa de transmissão permanece média ou alta em 181 dos 184 municípios do Estado, sendo maior nas regiões do Litoral Leste/Jaguaribe, do Cariri e do Sertão Central. Os riscos podem aumentar diante da decisão do Governo do Estado de liberar o transporte intermunicipal de passageiros, no próximo dia 10 – medida vista por especialistas como “precipitada”.

Um dos maiores perigos do aumento da circulação de pessoas entre Fortaleza e o interior é a aceleração do “efeito bumerangue”, o “leva-e-traz” do vírus entre as localidades. No Ceará, o risco foi identificado pelo Comitê Científico de Combate ao Coronavírus no Nordeste, em boletim divulgado neste mês. Sérgio Rezende, um dos coordenadores do grupo, aponta que “pelas estradas do Estado, o vírus logo chegou a Crato e Juazeiro do Norte”. “Pessoas nos municípios menores adoecem, não têm um sistema de saúde tão bom, voltam às capitais e fazem com que casos e mortes aumentem de novo”, analisa.

A implantação de barreiras sanitárias nas estradas, o reforço das equipes de saúde e instalações hospitalares e o decreto de lockdown em municípios com situações mais críticas são medidas sugeridas pelo Comitê. Quanto ao transporte intermunicipal, Sérgio Rezende indica que “os ônibus limitem o número de passageiros”, e que “todos sejam obrigados a usar máscaras”. Além disso, “oferecer álcool em gel na entrada dos transportes” deve ser cuidado complementar para evitar a disseminação do novo coronavírus. (Via Diário do Nordeste)


Compartilha:

Veja Mais