Ceará tem 100% do território em situação de seca, aponta monitor

Ceará tem 100% do território em situação de seca, aponta monitor.

O Ceará apresentou um avanço da seca em seu território. Segundo o Monitor de Secas, todo o território cearense está com seca. Esse fato não acontecia desde novembro de 2018.

O estudo aponta que 34,26% registrou seca moderada (maior percentual desde fevereiro de 2020). E 65,74% seca fraca. Isso devido às chuvas abaixo da média ao longo dos últimos meses. A seca fraca avançou em direção ao litoral cearense e a seca moderada (S1) no leste do estado. Permanecem os impactos de curto e longo prazo (CL) na porção central do estado e de curto prazo (C) nas demais áreas.

Tipos de seca

A seca fraca, segundo o Monitor das Secas, ocasiona a diminuição do plantio e crescimento de pastagens. Os municípios pertencentes a esta faixa começam a apresentar déficits hídricos prolongados e o plantio quase não são recuperados.

A seca moderada ocasiona perda de córregos, reservatórios ou poços com níveis baixos, algumas faltas de água em desenvolvimento. A seca grave representa perda total das pastagens programadas, escassez de água e restrições de água impostas. E a seca extrema gera grandes perdas das pastagens e a escassez de água é generaliza.

E a seca excepcional, gera perda total das plantações, escassez de água nos reservatórios, córregos e poços de água, criando situações de emergência.

Sobre o Monitor

O Monitor de Secas promove o monitoramento regular e periódico da situação da seca, por meio do qual é possível acompanhar sua evolução, classificando-a segundo o grau de severidade dos impactos observados.

O projeto é coordenado pela Agência Nacional de Águas (ANA), com o apoio da Funceme, e desenvolvido conjuntamente com diversas instituições estaduais e federais ligadas às áreas de clima e recursos hídricos. (Via G1/CE)


Compartilha:

Veja Mais