Camilo Santana decreta lockdown em todo o Ceará a partir de sábado.

O Governador Camilo Santana (PT) anunciou que todo o Ceará entra em lockdown a partir de sábado, 13. A situação já vem em Fortaleza há uma semana.

O isolamento social rígido irá até dia 21 de março e só permitirá o funcionmento da indústria, construção civil e comércio essencial, como farmácias e supermercados.

“A velocidade que o vírus está sendo transmitido é muito mais forte. Lembrando que é um vírus mais agressivo e o nível de contaminação é maior. Uma coisa que é importante salientar é que a faixa etária das pessoas que estão sendo internadas hoje no Ceará é em torno de 53 a 57 anos. Mais de 54% da população que está sendo internada tem menos de 60 anos. No passado, o mais grave era com os idosos, agora não, é com a população mais nova, e isso demanda mais tempo de internação, o que agrava a pressão sobre o sistema de saúde”, disse Camilo.

O governador lembrou que 10% de todas mortes que acontecem no mundo por Covid-19 acontecem no Brasil e que todos os Estados estão entrando em colapso. “Não tem outra saída a não ser a prevenção enquanto não há ainda vacina para todos”, acrescentou.

O Secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto, explicou que o propósito das medidas é diminuir a circulação viral, que está, segundo ele, em seu ponto mais alto, “similar ao que tivemos em abril e maiodo ano passado”. Outro objetivo do lockdown é diminuir a incidência de mutações, que podem afetar negativamente a eficiência da vacina e acometer maior número de pessoas. O lockdown, ainda segundo o gestor, visa também evitar o esgotamento do sistema de saúde em todas as regiões do Ceará.

“O nível de contaminação é muito alto. Todo dia a gente abre leitos, mas o número de internados é maior. Se não frearmos isso, o sofrimento aumenta”, disse Cabeto. “Esse tipo de notícia não agrada ninguém, mas somos otimistas que estamos construindo um sistema capaz de atender as pessoas. E o Ceará mostra coragem e dá exemplo ao defender a preservação de vidas”, concluiu.


Site desenvolvido por Agência Clig