2,7 mil pessoas morreram no CE em 2019 por doenças respiratórias

As doenças respiratórias tem causado mais mortes ano a ano no Ceará: de 2009 a 2018, foram registrados 56.623 óbitos.

Já neste ano, somente de janeiro a maio, 2.758 pessoas morreram em consequência de influenza, pneumonia, asma, bronquiolite, doenças crônicas e outras infecções agudas das vias aéreas inferiores. Os números são do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

Há uma predominância clara de qual período do ano concentra as mortes: os meses de janeiro a maio, que incluem toda a quadra chuvosa no Ceará.

Quixadá

Em Quixadá, no Sertão Central, dos mais de 25 mil procedimentos realizados de janeiro a maio deste ano na Unidade de Pronto Atendimento, 2.259 foram de nebulização.

Desde que as recomendações médicas sejam devidamente seguidas, qualquer paciente pode se tratar por meio da nebulização, como crianças, idosos e até mesmo gestantes.

nebulização é um tipo de aerossolterapia, ou oxigenioterapia, procedimento que utiliza a inalação de vapores como via medicamentosa.

Tal método é amplamente indicado no tratamento de problemas respiratórios agudos e crônicos de diversas origens, incluindo asma, bronquites, sinusites, infecções e inflamações em geral. Também é atuante na administração de medicamentos broncodilatadores e na umidificação das vias aéreas, além de fluidificar secreções.

Desde que as recomendações médicas sejam devidamente seguidas, qualquer paciente pode se tratar por meio da nebulização, como crianças, idosos e até mesmo gestantes.

Além das nebulizações, a UPA já realizou, neste mesmo período de 2019, 645 suturas, pequenas cirurgias necessárias em razão de cortes menores e 3.313 exames de raio-x. Houveram também 1.504 casos de pacientes que precisaram ficar em observação. Dos que procuraram a unidade de janeiro a maio, 887 precisaram ser transferidas para hospitais na própria cidade ou para Fortaleza.


Compartilha:

Veja Mais