TCU aponta pagamento de auxílio emergencial indevido a mais de 230 mil empresários

TCU aponta pagamento de auxílio emergencial indevido a mais de 230 mil empresários.

Tribunal de Contas da União (TCU) identificou 235.572 empresários com indícios de serem sócios ou responsáveis por empresas e que receberam o auxílio emergencial de R$ 600 do governo federal. Eles fazem parte de um grupo de 620.299 pessoas suspeitas de recebimento indevido.

Em junho, o Tribunal de Contas do Estado do Ceará e a Controladoria Geral da União identificaram que 24.232 servidores públicos estaduais e municipais podem ter recebido, irregularmente, o auxílio.

Para levantar as supostas irregularidades, o TCU fez cruzamentos de dados com a folha de pagamento do auxílio emergencial de abril de 2020. O órgão de controle verificou fragilidade nas informações e nos critérios adotados pelo governo para a concessão do benefício.

Com isso, o TCU determinou ao Ministério da Cidadania que, no prazo de 15 dias, indique os controles a serem implementados para reduzir os indícios de inconsistências identificadas nas análises sobre os beneficiários nas folhas de pagamento do auxílio emergencial relativo à pandemia da Covid-19.


Compartilha:

Veja Mais