Por 44 a 26, Senado derruba decisão do STF e permite volta de Aécio ao mandato

Aécio Neves volta ao Senado.

Por 44 votos a 26 em votação aberta, o plenário do Senado decidiu nesta terça-feira (17) revogar o afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG) do mandato. Ele havia sido afastado em 26 de setembro por determinação da 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) devido a investigações decorrentes da delação premiada de executivos da JBS. Outras medidas da Corte incluíram o recolhimento domiciliar noturno e a entrega do passaporte à Justiça.

Segundo a PGR, o tucano pediu e recebeu R$ 2 milhões da JBS como propina. A procuradoria afirma também que Aécio atuou em conjunto com o presidente Michel Temer para impedir o andamento da Lava Jato.

Desde o início das investigações, Aécio tem negado as acusações, afirmando ser “vítima de armação”.

Ao todo, 70 dos 81 senadores compareceram à sessão, iniciada por volta das 17 horas. Muitos senadores estavam em missões oficiais da Casa no exterior enquanto outros estavam de licença médica, como Ronaldo Caiado (DEM-GO). O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), que votou pelo retorno de Aécio, havia falado que ficaria de repouso após cirurgia para tratar diverticulite até esta quarta (18), mas acabou indo ao Senado.

Antes da votação, dez senadores ocuparam a tribuna para se manifestar.

Discursaram a favor do mandato de Aécio Jader Barbalho (PMDB-PA), Telmário Mota (PTB-RR), Antonio Anastasia (PSDB-MG), Roberto Rocha (PSDB-MA) e Romero Jucá (PMDB-RR).

A favor do afastamento de Aécio falaram Alvaro Dias (Podemos-PR), Ana Amélia (PP-RS), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Humberto Costa (PT-PE) e Reguffe (sem partido-DF).


Compartilha:

Veja Mais