Lula venceria Doria, Aécio, Alckmin e Marina no segundo turno e seria eleito presidente em 2018, diz Vox Populi

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria as eleições presidenciais de 2018 no segundo turno em todos os quatro cenários pesquisados pelo instituto Vox Populi. É o que revela a pesquisa encomendada pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) e divulgada esta semana pela organização sindical.

Para as simulações de primeiro turno, o instituto pesquisou cenários com três potenciais candidatos do PSDB ao Palácio do Planalto. Na entrevista estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, as intenções de votos em Lula superam a soma dos adversários.

Quando o nome tucano é o de João Doria (PSDB-SP), Lula aparece com 45% das intenções de voto, seguido de Marina Silva (Rede-AC) e Jair Bolsonaro (PSC-RJ), empatados com 11%, e por Ciro Gomes (PDT-CE) e Doria, com 5%. Neste cenário, a soma dos demais candidatos é de 32%,  desconsiderados votos em branco e nulos.

Contra Aécio Neves (PSDB-MG), Lula aparece com 44%, Bolsonaro, com 11%, Marina, com 10%, o tucano, com 9%, e Ciro, com 4%. Aqui, os adversários do petista somam 34% dos votos.

Disputando com Geraldo Alckmin (PSDB), o petista é a preferência de 45% dos entrevistados, contra 12% de Bolsonaro, 11% de Marina, 6% do tucano e 4% de Ciro. Com este quadro, a soma das intenções de votos nos adversários de Lula é de 33%.

Segundo turno
Nos quatro cenários de segundo simulados pelo Vox Populli, o ex-presidente também se sairia vitorioso. Se as eleições fossem hoje, Lula venceria Aécio Neves com 50% das intenções de voto, contra 17% do tucano. Na disputa com Geraldo Alckmin, o resultado ficaria em 51% a 17%. Contra Marina Silva, o ex-presidente teria 49% e a ex-senadora, 19%. Na disputa com João Doria, Lula teria 53% dos votos e o prefeito de São Paulo, 16%.

Metodologia
A pesquisa entrevistou 2 mil pessoas, em 118 cidades do País. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos. Foram ouvidas pessoas com mais de 16 anos, residentes em áreas urbanas e rurais, de todos os Estados e do Distrito Federal, em capitais, regiões metropolitanas e no interior. (FONTE: InfoMoney)


Compartilha:

Veja Mais