Jovens de 15 a 29 anos tem direito de viajar de graça pelo Brasil; saiba como ter acesso ao benefício

Jovens de 15 a 29 anos tem direito de viajar de graça pelo Brasil; saiba como ter acesso ao benefício

Jovens de 15 a 29 anos, com renda familiar de até dois salários-mínimos, podem viajar de graça de um estado a outro do Brasil. Cada veículo deve reservar duas vagas gratuitas. E o benefício não vale apenas para deslocamentos de ônibus, mas também de trem e em embarcações destinadas ao transporte interestadual coletivo de passageiros. Se os dois assentos não estiverem mais disponíveis, o jovem de baixa renda podem adquirir outras duas vagas com desconto mínimo de 50% no valor das passagens.

COMO TER O BENEFÍCIO?
O direito está previsto no Estatuto da Juventude e regulamentado pelo Decreto 12.852/13. Para ter o benefício, o interessado deve ter uma Identidade Jovem, que pode ser gerada no aplicativo ID Jovem ou pelo site do programa. As famílias dos interessados também devem ser inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico.

O Número de Identificação Social (NIS), com 11 dígitos, permite o acesso ao site e ao aplicativo para emitir a ID Jovem. Para conseguir uma passagem interestadual gratuita, o interessado deve fazer uma reserva, no mínimo, três horas antes da viagem. .

MEIA CULTURAL
A ID Jovem também dá direito à meia entrada em shows, espetáculos e eventos esportivos.


Compartilha:

Veja Mais