Eunício Oliveira vai ser alvo de mais investigação na Lava Jato

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin autorizou a abertura de um novo inquérito para investigar o presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), no âmbito da Operação Lava Jato.

A abertura desse inquérito não tem relação com as delações dos empresários Joesley e Wesley Batista, donos da JBS.

A investigação foi autorizada a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR). O caso tramitava em segredo de Justiça, mas o sigilo foi derrubado na última segunda (15), por Fachin.

Os documentos, porém, ainda não foram disponibilizados pelo STF, com isso, não há detalhes sobre o que motivou o pedido de investigação.

Em março, Eunício chegou a dizer que processo de investigação “não é sentença”.

Este é o segundo inquérito para investigar o senador em andamento na Corte. Outro já havia sido aberto em abril, a partir das delações de ex-executivos da construtora Odebrecht.

CITADO POR AÉCIO EM GRAVAÇÃO FEITA PELO DONO DA JBS

Dentre as gravações realizadas por Joesley Batista, um dos donos da JBS que fechou acordo de delação com a Procuradoria-Geral da República, estão conversas com o senador afastado Aécio Neves (PSDB) sobre tentativas de barrar a Operação Lava Jato e anistiar o caixa dois no Congresso. A transcrição do áudio foi publicada na tarde desta quinta-feira (18) pelo site Buzzfeed, e parte do diálogo faz referências ao senador cearense.

Todo o diálogo está transcrito na decisão do ministro do STF Edson Fachin, que afastou Aécio do Senado e decretou as prisões preventivas da irmã dele, Andréa Neves, e de seu primo Frederico Pacheco de Medeiros — responsável por receber propina em nome dele.

Veja parte dos diálogos:

Aécio — Esses vazamentos, essa porra toda, é uma ilegalidade.

Joesley — Não vai parar com essa merda?

Aécio — Cara, nós tamos vendo (…) Primeiro temos dois caras frágeis pra caralho nessa história, é o Eunício e o Rodrigo, o Rodrigo especialmente também, tinha que dar uma apertada nele.


Compartilha:

Veja Mais