Desemprego no Brasil aumentou antes da pandemia crescer, diz IBGE

Filas de desempregados nas grandes cidades do país se tornaram comuns.

O desemprego no Brasil havia aumentado para 11,6% no trimestre encerrado em fevereiro, o último antes da pandemia do novo coronavírus se espalhar pelo país, segundo dados divulgados pelo IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (31).

O primeiro caso em solo brasileiro foi confirmado no dia 26 de fevereiro. O segundo, três dias depois, no último dia de fevereiro. Até as 17h desta segunda, eram 4.579 casos, com 159 óbitos. Durante pandemia e o período de isolamento social, o IBGE está coletando os dados da PNAD Contínua somente por telefone, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.

Em fevereiro, dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) mostram que o desemprego atingia 12,3 milhões de desempregados, subindo para 11,6%. No trimestre terminado em novembro, eram 11,2%.

Segundo a pesquisadora, o aumento na desocupação foi puxado pelos setores de construção, administração pública e serviços domésticos, e não pelo comércio, que tradicionalmente costuma demitir no começo do ano os temporários contratados para o Natal.


Compartilha:

Veja Mais