Brasileiro que participava dos testes da vacina de Oxford morre após complicações da Covid-19

Brasileiro que participava dos testes da vacina de Oxford morre após complicações da Covid-19.

Um dos voluntários brasileiros que participava dos testes da vacina de Oxford morreu devido a complicações da Covid-19. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 21, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que disse ter sido notificada sobre a ocorrência há dois dias.

Segundo o comunicado, a vítima era um médico que residia no Rio de Janeiro e tinha 28 anos. A entidade não confirmou se o voluntário estava sendo tratado com a vacina ou se havia recebido o placebo – medicamento sem o imunizante.

“Segundo regulamentos nacionais e internacionais de Boas Práticas Clínicas, os dados sobre voluntários de pesquisas clínicas devem ser mantidos em sigilo, em conformidade com princípios de confidencialidade”, destacou o órgão em nota.

No entanto, uma fonte ligada ao consórcio responsável pelos testes informou à equipe de reportagem da revista Veja que o homem estava recebendo o placebo durante o estudo, não o imunizante. O placebo utilizado nos testes, ainda segundo revista, é a vacina meningocócica.

O imunizante de Oxford é atualmente um dos mais promissores na luta contra a doença e, no Brasil, está sendo desenvolvido mediante parceria entre a o laboratório AstraZeneca e a Universidade de Oxford. Em julho deste ano, teve início a fase três do estudo, que verifica a eficácia do imunizante por meio do “monitoramento de voluntários”.

Apesar do ocorrido, o Comitê Internacional de Avaliação de Segurança sugeriu que estudo tivesse continuidade. No entanto, de acordo com nota da Anvisa, o processo ” permanece em avaliação”. (Via O Povo)


Compartilha:

Veja Mais