Advogado de milicianos é nomeado assessor especial do general que comanda Ministério da Saúde

General Eduardo Pazuello em cerimônia no Palácio do Planalto.

Entre as novas nomeações feitas pelo ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, está a de Zoser Plata Bondim Hardman de Araújo, que assumiu na quarta-feira (20) o cargo de Assessor Especial do ministro. Zoser é advogado e defendeu milicianos condenados pela Justiça por liderarem milícias cariocas.

Entre os clientes do assessor do ministro estão o ex-PM Ricardo Teixeira Cruz, conhecido como Batman, que foi condenado pela Justiça do Rio de Janeiro por comandar uma milícia na zona Oeste do Rio.

Além de Batman, Zoser advogou para o ex-vereador carioca Cristiano Girão, que foi cassado e preso por chefiar uma milícia na Gardênia Azul.

Zoser também defendeu o tenente Daniel Benitez, condenado a 36 anos de prisão pelo assassinato da juíza Patrícia Acioli. O crime aconteceu em 2011, em Niterói (RJ).

Alvo de 21 tiros, Patrícia foi assassinada na porta de sua casa por dois policiais militares. A juíza combatia milícias e grupos de extermínio compostos por policiais na Baixada Fluminense.

À época, conforme registro da Folha de S. Paulo, o então deputado estadual Flávio Bolsonaro contemporizou o assassinato da juíza.

“Que Deus tenha essa juíza, mas a forma absurda e gratuita com q ela humilhava Policiais nas sessões contribuiu p ter mts inimigos [sic]”, escreveu à época no Twitter.

Conforme registros do TSE, Zoser é filiado ao PRTB, partido do vice-presidente Hamilton Mourão. A filiação está registrada no município de Mangaratiba, próximo à Região Metropolitana do Rio de Janeiro.


Compartilha:

Veja Mais